quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Japan Airlines (Japão)


A Japan Airlines transportou 34.795.000 passageiros em 2010, número 27.4% menor que em 2009, com 69% de aproveitamento. Em 2010 deixou de voar para o Brasil em 27 de setembro. Em seu último ano de operações no Brasil transportou 17.996 passageiros, sendo que 77% foram para o Japão e 23% para os Estados Unidos e trouxe 18.458 passageiros, sendo que 78% vieram do Japão e 22% dos Estados Unidos. Em carga foram transportados em todas as rotas da empresa 2.503 milhões de toneladas de carga quilômetro, o que representa financeiramente a 8% da receita da empresa. A empresa faz parte da Oneworld e possui acordos com 17 empresas, entre elas a Air France, American Airlines, British Airways, Emirates, Iberia, Korean Air e Qantas.
A Japan Air Lines (JAL) iniciou vôos em 1951 com serviços na cidade de Tokyo. A aeronave utilizada era um Martin 2-0-2 de dois motores. A primeira aeronave comprada foi um Douglas DC-4 e em 1953 um Douglas DC-6. Foi com esta aeronave, que em 1954, a empresa passou a fazer seu primeiro vôo internacional, voando para San Francisco, nos Estados Unidos. Em outubro daquele ano a empresa começou a voar para São Paulo (Congonhas) com Douglas DC-6B, numa viagem de três dias. Em 1958 o DC-6B foi substituído pelo Douglas DC-8, que passou a operar em Campinas por Congonhas não ter pista com extensão suficiente para uma operação segura.
Os jatos chegaram em 1960 quando a empresa, com nova pintura, passou a utilizá-los nas rotas de San Francisco, Londres e Copenhagen. Em 1962 o Convair 880 foi utilizado na rota de Frankfurt.
A partir de 1970 os DC-8 passaram a ser substituídos pelos Boeing 747-100, fase esta que levou quase todos os anos da década de 70. Ainda nesta década, a JAL comprará o Douglas DC-10-40 e em 20 de junho de 1978 iniciou seus vôos para São Paulo na rota Tokyo – Anchorage (Escala Técnica) – New York (Escala Técnica) – San Juan (Escala Técnica) – Rio de Janeiro – São Paulo (Viracopos).
Em 17 de setembro de 1984 a Japan Airlines substituíu o Douglas DC-8 pelos Boeing 747-200 tendo como destino o Rio de Janeiro, duas vezes por semana.
Em 1987 a JAL começou a utilizar o Boeing 767-200 e saia das mãos e controle do governo japones. Em 1988 a JAL realizava três vôos semanais para o Brasil, agora com destino final São Paulo (Guarulhos).
Nos anos 90 os McDonnell Douglas MD-11 passaram a substituir os DC-10 e em 1995 chegaram aeronaves Boeing 737-400 e 777 em 1996.
Em 2000 a Japan Airlines operava cinco frequências de São Paulo para Tokyo, sendo quatro delas via New York com o Boeing 747-400 e uma com Boeing 747-300 via Los Angeles e Nagoia. Em abril de 2002 deixou de operar a rota São Paulo – Los Angeles – Tokyo. Em 2004 reduziu para três vôos semanais na rota São Paulo – New York – Tokyo – Nagoia, com Boeing 747-400.
Em 2007 passou a ser membro da Oneworld, da qual fazem parte algumas das principais companhias aéreas do mundo, como a British Airways e American Airlines.
Em 22 de fevereiro de 2007 a Japan Airlines anunciou aquisição de 10 Embraer 170 pelo preço de tabela das aeronaves, a operação está avaliada em US$ 290 milhões.
Em 27 de setembro de 2010 deixou de voar para São Paulo.
Frota atual: 12 Boeing 737-800 , 21 Boeing 767-346 , 01 Boeing 767-346F, 25 Boeing 767-346ER , 12 Boeing 777-200 , 14 Boeing 777-200ER , 07 Boeing 777-300 , 13 Boeing 777-300ER  e 16 McDonnell Douglas MD-90

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