segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Deputado propõe comissão externa para avaliar segurança na aviação


A Câmara dos Deputados poderá ter comissão externa para investigar a segurança do transporte aéreo. O requerimento de criação do colegiado, apresentado em Plenário nesta semana, partiu do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), diante dos números sobre incidentes aéreos no Brasil.

O parlamentar quer que a comissão averigue os indícios de falta de fiscalização das companhias aéreas que está colocando em xeque a segurança da aviação brasileira.

De acordo com a Aeronáutica, incidente é toda ocorrência que possa afetar a segurança das operações de um avião, como colisões com aves, quase colisões com outras aeronaves, imperícia dos pilotos e panes mecânicas, eletrônicas ou hidráulicas.

Segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo, o Brasil registrou 801 incidentes entre janeiro de 2010 e novembro do ano passado, quase o dobro do que ocorreu, por exemplo, nos Estados Unidos, que têm número de voos e frota muito maiores do que a brasileira.

Dos 801 incidentes ocorridos no Brasil, 23 foram considerados graves. As ocorrências são relativas às empresas TAM, Gol, Azul e Avianca. Por meio da comissão externa, o deputado Jerônimo Goergen acredita que será possível cobrar mais ações que evitem tragédias. "É importante que a gente tenha essa comissão para fazer um levantamento sobre essa questão da fiscalização. Na verdade, esses 800 incidentes são 800 potenciais acidentes. O que a gente quer é saber exatamente como é feito o controle da segurança de voo para que a gente possa ter um Brasil crescendo, com aviação fortalecida e principalmente o cidadão seguro em sua viagem". 

Fonte:oreporter.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário