sábado, 14 de julho de 2012

TAM Linhas Aéreas (Brasil)



A história desta companhia aérea, que hoje, é a maior transportadora doméstica brasileira, iniciou-se ha 29 anos, mais precisamente em maio de 1976, quando da fundação da Tam Regional, pelo Cmte. Rolim Amaro.
Em 1986, com a compra da Votec, o Cmte. Rolim formou a BR Central – Brasil Central Linha Aérea Regional, com o qual passou a explorar vôos para o Centro-Oeste e Norte brasileiro e integrar também o VDC – Vôo Direto ao Centro.
Em 1998 a Tam adquiriu a Itapemirim Transportes Aéreos Regionais e a Helisul Linhas Aéreas, que passou a se chamar Tam Express. Neste ano a empresa estreava no cenário internacional com o vôo São Paulo – Miami.
Em 1999 a Interexpress (ex-Itapemirim) e a Tam Express foram incorporadas a Tam Linhas Aéreas e em novembro de 2000 a Tam Regional foi finalmente absorvida.
Em 2001 os números demonstraram a grandeza com que a empresa se transformou com 542.712 passageiros transportados em linhas internacionais e 8.407.787 em linhas domésticas. A frota consolidada estava formada por 6 Airbus A319, 16 Airbus A320, 7 Airbus A330-200 e 50 Fokker100. A Tam passou a atender as cidades de Buenos Aires, Frankfurt e Montevidéu.
Em 2002, devido reflexos dos atentados de 11 de setembro em New York, a queda de passageiros resultou no cancelamento das recém inauguradas linhas de Frankfurt e Montevidéu.
Em 2003 as aeronaves Fokker 100 começavam a ser devolvidas as empresas que as arrendaram a Tam. Naquele ano ainda a empresa passou a operar em regime de code-share vários vôos com a Varig com finalidade de adequar oferta e demanda das duas empresas. Este acordo foi operado até o dia 2 de maio de 2005.
Em 2004 o acordo com a Air France foi desfeito e outros internos realizados com as empresas OceanAir, Pantanal, Passaredo e Trip para alimentação de rotas.
Em novembro de 2006 anunciou contrato de compra de quatro novos Boeing 777-300ER com mais quatro opções, tornando-se a primeira empresa da América Latina a incorporar estas aeronaves em sua frota para os destinos de longo curso. Além disso, assinou um contrato de curto prazo para o leasing de três Boeing MD-11, que operaram até a entrega dos quatro B777-300ERs
Em junho de 2007 assinou um Memorando de Entendimento para a aquisição de 22 Airbus A350 XWB (Xtra Wide Body – aviões de grande porte), modelos 800 e 900, com mais 10 opções, para serem entregues entre 2013 e 2018.
Em 10 de setembro de 2008 David Barioni Neto, ex-vice-presidente técnico operacional da GOL, assumiu a vice-presidência de Operações da TAM, a qual deixou no final de novembro para assumir a presidência da companhia, onde ficou até novembro de 2009. No final de outubro recebeu dois Airbus A340-500 com os quais iniciou a rota de Frankfurt em 30 de novembro.
Em março de 2010 possuia 41,75% de mercado no doméstico e 85,25% no internacional além de 135 aviões na frota.
Fundação: 1976
Controle: 100% TAM S.A
Participação: 80% da TAM Mercosur
Frota atual: 28 Airbus A319, 87 Airbus A320, 09 Airbus A321, 20 Airbus A330, 22 Airbus A350-800/900 enc., 03 Boeing 767-300ER , 04 Boeing 777-300ER + 04 encomendados.
Ano fiscal: Dezembro
Reservas: 11-4002-5700 ou 0800-570-5700

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