sábado, 6 de abril de 2013

ANAC notifica GOL por problema em check-in no Rio


A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) notificou nesta manhã a GOL Linhas Aéreas, que terá cinco dias para prestar informações sobre a falha no sistema de check-in apresentada nesta madrugada no Aeroporto do Galeão (RJ) e eventual extensão do problema ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. As informações prestadas pela empresa serão incorporadas ao processo de auditoria operacional em curso na Agência desde outubro de 2012, em razão de instabilidade nos sistemas de check-in de algumas companhias aéreas. Dentre as recomendações da ANAC à empresa estará o aperfeiçoamento da solução de backup do sistema de check-in (ou sistema reserva) para o processamento de passageiros nos aeroportos, sob pena de restrições às suas operações.

Verificação preliminar da Agência demonstra que dos 46 voos programados pela empresa partindo dos dois aeroportos, 19  voos no Galeão e um no Santos Dumont sofreram atrasos, e três foram cancelados (dois no Galeão e um no Santos Dumont). Segundo informações preliminares, o sistema foi restabelecido às 8h20. A ANAC  monitora a situação desde o início do problema e continua acompanhando a prestação de assistência aos passageiros afetados por atrasos e cancelamentos, conforme a Resolução nº. 141/2010. De acordo com a norma, os passageiros deverão receber o auxílio material independentemente do motivo. A falta de assistência pode gerar multa de R$ 4 mil a R$ 10 mil por infração e a empresa também será oficiada para prestar informações e comprovar a adoção dessas medidas em relação aos passageiros afetados.

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