sábado, 20 de abril de 2013

Aviação Civil determina reforço de 77% dos servidores nos aeroportos durante Copa das Confederações


 A SAC (Secretaria de Aviação Civil) anunciou, nesta quinta-feira (18), um reforço de 77% das equipes de órgãos públicos que atuam nos aeroportos, como Polícia Federal, Receita Federal e Anac (Agência Nacional de Aviação), durante a Copa das Confederações.
Entre os dias 15 e 30 de junho deste ano, período da competição, serão mobilizados 1.723 novos servidores públicos federais para atuar nos 33 aeroportos e oito bases aéreas que vão receber turistas durante a Copa.
Essa é uma das medidas da primeira parte do plano do setor aéreo para o evento esportivo, aprovado nesta quinta-feira pela Conaero (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias).
Além do reforço das equipes, será criado um centro de comando e controle nacional, que vai funcionar no Rio de Janeiro 24 horas por dia. De acordo com a SAC, é no Rio de Janeiro que haverá maior circulação de pessoas nos aeroportos durante a Copa das Confederações.
A estimativa é que os terminais cariocas recebam 47 mil passageiros para assistir à final da competição.
O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, explicou que a Copa das Confederações servirá como um teste para a Copa do Mundo, em 2014.
— O objetivo é não só garantir qualidade imediata, mas também um treinamento para a Copa do Mundo, que terá uma expressão muito maior. [...] Nos preparemos no detalhe para garantir que não haja surpresas.
Além do reforço no número de servidores públicos, haverá uma equipe de voluntários treinados para recepcionar passageiros e delegações de atletas.
Segundo a SAC, o Programa Brasil Voluntário, voltado para atendimento de todo fluxo de passageiros, prevê 14 voluntários por turno, em cada aeroporto.
Para atendimento das delegações, a FIFA treinou voluntários específicos. Serão distribuídas equipes de 20 pessoas em cada turno.
Simulações
Outra medida do plano nacional de controle é a realização de simulação em todos os aeroportos que vão ser utilizados durante a Copa das Confederações. Os testes vão envolver todos os processos dos aeroportos, como check in, despacho de bagagens e embarque.
Segundo o secretário-executivo da SAC, Guilherme Ramalho, todos os atendimentos dentro dos terminais serão testados.
— O teste se dará da chegada à saída dos passageiros, das cargas, das bagagens. Isso se dá pelo tipo de usuários do aeroporto, seja o turista, seja a delegação de jogadores, os convidados VIPs, as autoridades. Vamos simular todas as etapas.
A primeira simulação será em Minas Gerais, no aeroporto de Belo Horizonte, na próxima semana.
O amistoso entre Brasil e Chile, que vai acontecer no Mineirão, na próxima segunda-feira (22), será usado como teste, com a chegada da delegação chilena.
140% a mais de vagas para aeronaves
Para abrigar todos os aviões que vão pousar no Brasil durante a Copa das Confederações, a Conaero mapeou todos os aeroportos e bases aéreas nas regiões próximas das cidades-sede para que as aeronaves possam estacionar.
O plano determina um aumento de 140% no número de vagas para os aviões, o equivalente a 1.153 novas vagas distribuídas entre os aeroportos principais e os terminais menores, que ficam nas proximidades da cidade-sede.
A Secretaria de Aviação Civil garante que o número é "mais que suficiente" para receber todas as aeronaves.


Nenhum comentário:

Postar um comentário