Os Aviões comerciais têm ficado cada vez, maiores ao longo
das últimas décadas, porém o tamanho dos terminais na maioria dos aeroportos
permanece do mesmo jeito. Para driblar este desencontro na infraestrutura, o
futuro jato 777x da Boeing terá uma envergadura enorme que se dobra na
aterrissagem.
O 777x chamou a atenção esta semana porque, três companhias
aéreas do Oriente Médio (Emirates, Qatar e Etihad) compraram quase 300 desses
grandes jatos. As aeronaves só devem entrar em operação daqui sete anos, mas já
estão surgindo detalhes do seu design – a Boeing diz que trará “o futuro do
desdobramento em voos”.
O foco também é forte nas asas. Por uma série de razões
técnicas complexas, quanto maior a envergadura (distância entre as pontas das
asas) mais eficiente é o avião. (Basicamente, reduz-se a resistência criada na
ponta das asas ao aumentar a proporção entre a ponta e o resto da asa.) É por
isso que a envergadura dos aviões vem aumentando a um ritmo rápido. É também
por isso que a Boeing começou a fazer asas muito mais leves, utilizando fibra
de carbono reforçado com plástico.
Mas as envergaduras crescentes desses jatos criam um
problema para aeroportos, que foram construídos para acomodar aviões muito
menores. A maioria dos aeroportos do mundo só podem receber aeronaves com
envergadura de até 65 metros (em alguns mega-aeroportos, o limite é de 80 m). O
777x teria uma envergadura de 71 metros, mas a Boeing quer vender muitos destes
aviões, então eles têm de se "adaptar" em aeroportos comuns.
É por isso que a empresa está considerando asas que “se
dobram” nas pontas ao aterrissar. Isso removeria até 5,5 m da envergadura, de
acordo com o MIT Technology Review. Na verdade, esta não é uma ideia nova: a
Boeing a patenteou em 1995, e até mesmo construiu um protótipo que nunca foi a
lugar nenhum. A empresa até integrou "winglets" verticais pontas
dobradas da asa em seu 737, mas eles são estacionários; na proposta para o
777x, eles seriam móveis e articulados.
FONTE: Revista Aero Latina
Fonte do texto: Gizmodo
Autor: Kelsey Campbell-Dollaghan
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