São Paulo - Os preços do querosene de aviação ficaram
estáveis em outubro, encerrando o mês com média de US$ 125 por barril, informou
nesta segunda-feira, 04, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata,
na sigla em inglês).
"Os preços ainda estão elevados, dentro do intervalo
dos últimos dois anos, mas permanecem levemente abaixo (4%) do recente pico
(US$ 130/barril) registrado em agosto", destacou a associação.
A entidade explicou que os preços do combustível se
mantiveram nos níveis atuais por causa do aumento na oferta de petróleo da
Arábia Saudita, que contrabalançou a pressão de alta nos preços com a
interrupção no abastecimento de alguns países da Organização dos Países
Exportadores de Petróleo (Opep), bem como o fortalecimento da demanda de
grandes consumidores como a China.
O combustível é uma importante despesa das companhias
aéreas, respondendo por cerca de 40% dos custos das empresas brasileiras. Em
meados do ano, a aceleração dos preços do querosene de aviação, aliado à
desvalorização do real, gerou preocupação com a rentabilidade das companhias
nacionais, que buscam reverter em 2013 os resultados negativos observados no
ano passado.
Em seu relatório de monitoramento financeiro das aéreas, a
Iata também destacou que os primeiros relatórios financeiros das empresas do
setor referentes ao terceiro trimestre de 2013 indicam a continuação de uma
performance financeira forte, como observada no segundo trimestre.
Historicamente o setor aéreo mundial registra a maior parte
de seus lucros no segundo e terceiro trimestres, então são esperados resultados
mais vigorosos neste período.
"A amostra é bem pequena (15 empresas), mas na América
do Norte a melhoria na performance vista no primeiro semestre parece continuar
no terceiro trimestre", diz a entidade, destacando que as empresas da
região têm apresentado crescimento, na comparação com o ano passado tanto no
lucro operacional como no lucro líquido, confirmando os benefícios estimados
com a reestruturação e consolidação do setor.
Além desse movimento, a IATA salienta as melhorias nos
yields das empresas norte-americanas frente o ano anterior, após um período de
estagnação observado desde o início de 2012, por causa da melhora da demanda e
da taxa de ocupação das aeronaves.
No Brasil, que tem sazonalidade diferente, a Gol deve
apresentar seus resultados do terceiro trimestre no dia 12, enquanto a Latam,
que controla a TAM, anuncia seus números um dia antes, em 11 de novembro.
Fonte: Estadão via Exame
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