Elbson Quadros, diretor de contas da SITA e porta-voz do Fórum de Investidores em Infraestrutura Aeroportuária em São Paulo, diz: “Desde a nossa última pesquisa, há um ano, o uso de autoatendimento para a realização de check-in mais que dobrou; 35% dos passageiros já usam o serviço, contra 13% do ano passado. Os passageiros querem utilizar autosserviço através de múltiplos canais – quiosque, sites e celulares – ou seja, as companhias aéreas e os aeroportos podem usar o autoatendimento para melhorar a experiência do aeroporto, especialmente quando eles enfrentam restrições de capacidade e infraestrutura. Dos seis aeroportos que participaram da pesquisa, Guarulhos representa o maior índice, 85%, na utilização de check-in no autoatendimento de check-in, o que mostra que há um potencial cada vez para adoção do serviço em São Paulo”.
Não é nenhuma surpresa a popularidade dos serviços móveis neste aeroporto, 99% dos passageiros pesquisados tinham um telefone celular e pouco mais de metade destes passageiros tinham smartphones. Mais de 80% dos passageiros pesquisados estão interessados em fazer buscas de voos, assim como receber atualizações dos mesmos através de seu telefone, enquanto 82% gostariam de usar seus telefones para obter informações do aeroporto.
Quadros acrescenta: “A SITA trabalha com os aeroportos e companhias aéreas para ajudar a melhorar a experiência do passageiro e esta pesquisa oferece uma perspectiva única de suas necessidades. Nós temos aprendido aqui em Guarulhos, e também com a experiência da SITA em outras partes do mundo, que quando o autosserviço está amplamente disponível e bem promovido, o público responde com entusiasmo. Esperamos que o aumento do uso do autoatendimento se mantenha ao longo dos anos, assim como o crescimento de São Paulo, e poderemos prestar mais serviços ao aeroporto.”
Estes resultados são da 7a SITA/ATW Passenger Self-Service Survey, que usou uma amostra de 280 milhões de passageiros que passam pelos seis principais aeroportos mundiais: Internacional de Abu Dhabi; Capital Internacional de Pequim; Internacional de Frankfurt; Hartsfield-Jackson, Atlanta; Internacional de Chhatrapati Shivaji, Mumbai; e Internacional de Guarulhos International, São Paulo. A pesquisa inclui 2,526 passageiros de mais de 70 países.
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