segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Aeroporto de Araraquara terá voos comerciais a partir de 2013


O Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) e a Prefeitura de Araraquara (273 km de SP) confirmam para janeiro de 2013 a conclusão das obras de reforma e ampliação do aeroporto Bartolomeu de Gusmão.

Com investimentos de cerca de R$ 8 milhões, o novo terminal de passageiros terá 1.700 metros quadrados e comportará salas de embarque e desembarque, espaços comerciais para lojas e locadoras de veículos.

A ampliação abre caminho para a Azul Linhas Aéreas operar voos no aeroporto. A empresa manifestou interesse de realizar até três viagens diárias para Campinas (93 km de SP).

Do aeroporto de Viracopos, o usuário teria acesso às demais rotas oferecidas pela companhia, que neste ano anunciou fusão com a Trip.

A assessoria da Azul-Trip disse que a empresa deve encaminhar o pedido formal de autorização para iniciar suas operações em Araraquara logo após as obras serem concluídas. A solicitação será submetida à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Na região, apenas o aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto (313 km de SP), opera voos comerciais regulares atualmente.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Araraquara, o aeroporto está recebendo a estrutura metálica que dará suporte à cobertura. A área, de 2.400 metros quadrados, será coberta com telhas termoacústicas --que dão proteção térmica e antirruído ao ambiente.

CLIMATIZAÇÃO

Segundo o engenheiro Roberto Braga, da Construtora e Incorporadora Engerb, responsável pela obra, os ambientes de embarque e desembarque serão climatizados. Conforme ele, o estacionamento já está concluído.

Além da cobertura, outras equipes de trabalho atuam no revestimento das paredes e no acabamento nos sanitários e na sala de controle.

"O revestimento externo de pastilhas azuis é padrão nos novos terminais. Agora, a obra ganhará um visual mais atraente", disse Braga.

Via assessoria de imprensa, o prefeito reeleito de Araraquara, Marcelo Barbieri (PMDB), disse que o novo aeroporto vai fomentar a economia e gerar empregos.

"Nosso parque industrial ficará mais atraente e aumenta a possibilidade de a cidade abrigar uma seleção durante a Copa de 2014 [cidades do interior do país poderão funcionar como subsedes no evento]", afirmou ele.

O município será o responsável por contrapartidas para viabilizar redes de água e esgoto, além da recuperação do pavimento de acesso e do estacionamento, iluminação, sinalização e toda a infraestrutura de comunicação.

Para liberar o funcionamento do aeroporto, a administração também deverá aprovar projetos junto à Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e órgãos ambientais.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário