sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Viracopos estuda usar dutos para abastecer avião


Dutos subterrâneos que existem há 12 anos e que nunca foram utilizados no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), poderão ser usados para levar querosene até as aeronaves e ligar o setor de abastecimento diretamente a uma refinaria no interior.

A intenção é evitar a circulação de caminhões cheios de combustível especialmente nas áreas próximas às aeronaves.

Folha apurou que a Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que assumiu o controle do aeroporto na quarta-feira, já estuda o uso desses canos e tem interesse em ligá-los à Replan, refinaria da Petrobras em Paulínia, a cerca de 33 km de Viracopos.

Para que entre em prática, porém, esse projeto depende de um acordo da concessionária com a Petrobras, além do aval de órgãos ambientais e da aviação civil.

Segundo a Infraero, outros aeroportos, como o de Confins (MG) e de Fortaleza (CE), já utilizam dutos para conectar os tanques de combustível instalados na área aeroportuária com o pátio de aviões.

No entanto, apenas Cumbica, em Guarulhos (SP), possui atualmente essa ligação subterrânea com uma refinaria próxima.

Em Viracopos, uma obra concluída em 2000 em um novo pátio de aviões já havia instalado os canos, chamados de pits, da posição de estacionamento das aeronaves até um espaço que seria utilizado mais tarde como tanque.

O uso dos pits estava previsto no plano diretor da Infraero, mas a ativação dependia de um licenciamento que só saiu em 2011, quando já estava encaminhada a concessão do aeroporto à iniciativa privada.

Além de colocar em uso a estrutura já existente para estocar combustível e conduzi-lo até o pátio pelos pits, a concessionária pretende usar o traçado de uma linha de trem da região para orientar o trajeto de um outro conjunto de dutos que faria a conexão com a refinaria de Paulínia.

O estudo da concessionária responde a uma preocupação de companhias aéreas sobre a logística de abastecimento no aeroporto, que deve dobrar a movimentação de passageiros em dois anos --a capacidade do terminal vai passar dos atuais 7 milhões de passageiros por ano para 14 milhões em 2014.

A Aeroportos Brasil Viracopos venceu o leilão para administrar a infraestrutura do aeroporto por 30 anos. Depois de assumir o controle, terá assistência da Infraero por 90 dias.

A Petrobras não quis comentar a possibilidade de uso do sistema ligando diretamente a Replan ao aeroporto. Em nota, a assessoria de imprensa disse apenas que a estatal "não possui projetos nem planos para construção de dutos na área do aeroporto de Viracopos".

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