“Novembro trouxe alguns sinais positivos para a demanda de transporte aéreo, particularmente para o setor de carga. É prematuro considerar esta como uma virada para o mercado de carga em termos de recuperação e reconquista do terreno perdido. Mas, quando combinada com desenvolvimento econômico positivo nos EUA e um aumento na confiança das empresas nos últimos meses, as condições estão se alinhando para um retorno ao crescimento em 2013. Em 2013, esperamos que o volume de carga cresça 1,4%, e o tráfego de passageiros aumente até 4,5% no mundo”, disse Tony Tyler, diretor-geral e CEO da IATA.
“O mercado de passageiros manteve-se melhor em face das condições econômicas adversas. Mas o nível atual de transporte aéreo é apenas 2% maior do que no início de 2012. Isso é consideravelmente mais fraco do que a taxa de crescimento média de longo prazo”, disse Tyler.
“O mercado de passageiros manteve-se melhor em face das condições econômicas adversas. Mas o nível atual de transporte aéreo é apenas 2% maior do que no início de 2012. Isso é consideravelmente mais fraco do que a taxa de crescimento média de longo prazo”, disse Tyler.
Em relação a outubro, o tráfego de passageiros em novembro cresceu 0,6%. A maior parte do crescimento veio do mercado interno, particularmente a China. Volumes de frete aéreo em novembro aumentaram 2,4% em comparação a outubro. Isso reflete uma mudança de compras sazonal para varejistas on-line, que dependem fortemente de carga aérea. Ela também mostra que a confiança do consumidor melhorou nos EUA. Volumes de carga aérea, ajustados sazonalmente, já retornaram aos níveis de meados de 2012, após a queda no terceiro trimestre.
Mercado doméstico de passageiros
O mercado doméstico cresceu 3% em relação a novembro de 2011, uma melhora de 2,4% em relação ao crescimento ano a ano relatado em outubro. No entanto, o aumento mês a mês foi de apenas 1,2%. A capacidade de crescimento de 3,3% superou a demanda e o fator de carga, que caiu 0,2 ponto porcentual, para 79,1%.
• O Brasil registrou forte crescimento da demanda, de 10,2%. O Brasil tem sido o mercado de maior crescimento doméstico por dois meses consecutivos. A capacidade caiu 2,1% e a taxa de ocupação saltou 8,3 pontos porcentuais, para 73,9%. Em relação a outubro, o tráfego cresceu 2,3%.
Mercados de frete (internacional e doméstico)
O mercado de transporte aéreo se recuperou fortemente em novembro, aumentando 1,6%, após declínio de 2,6% na comparação ano a ano de outubro. Embora esse aumento reflita o impacto das inundações na Tailândia no mesmo período do ano passado, o aumento mês a mês de 2,4% é um sinal positivo.
• O frete de carga das companhias aéreas latino-americanas cresceu 4,2% ano a ano, mas a capacidade cresceu em mais de duas vezes a taxa, de 8,5%.
Ponto principal
No novo ano, os governos devem resolver derrubar as barreiras ao crescimento da conectividade. Isso pode ser feito ao abordar tributação excessiva, altos custos de infraestrutura, regulação onerosa e melhora da capacidade e eficiência dos aeroportos e serviços de navegação aérea. Um setor aéreo forte é de total interesse para o governo que está ansioso para apoiar o crescimento e o desenvolvimento econômico. O comércio é a chave para o crescimento. Para o qual a conectividade é crítica. E é a aviação que faz a conectividade acontecer “, disse Tyler.
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