quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Embraer entrega primeiros Super Tucanos à Força Aérea de Angola


 A Embraer entregou hoje os três primeiros A-29 Super Tucano à Força Aérea Nacional de Angola, em cerimônia realizada em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo (a 309 km da capital).

Com a entrega, o país se torna o terceiro a operar a aeronave no continente africano. A encomenda de seis turboélices de ataque leve e treinamento avançado servirá para missões de vigilância de fronteiras de Angola.

Dez clientes já compraram o A-29 Super Tucano da Embraer em todo o mundo. O modelo está em operação em sete forças aéreas na América Latina, na África e na Ásia e já superou a marca de 170 mil horas de voo e 26 mil horas de combate.

Segundo a Embraer, a aeronave é capaz de executar uma ampla gama de missões, que incluem ataque leve, vigilância, interceptação aérea e contra insurgência, e é equipada com infravermelho e laser.

O A-29 Super Tucano opera mais de 130 configurações de armamentos, incluindo lançadores de foguetes de 70mm, mísseis ar-ar e bombas guiadas a laser totalmente integradas ao sistema de missão da aeronave.

Ele foi desenvolvido pela Embraer de acordo com as exigências da FAB (Força Aérea Brasileira). A empresa já entregou mais de 160 aviões.

"A escolha do Super Tucano pela Força Aérea Nacional de Angola demonstra o enorme potencial desta aeronave na África", disse Luiz Carlos Aguiar, presidente da Embraer Defesa e Segurança, em nota. Para ele, a aeronave tem experiência comprovada em combate e baixos custos de operação. "Por isso, tem despertado grande interesse de diversos países africanos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário